Pular para o conteúdo
20 de setembro de 2020 / carlostrapp

Revolução Farroupilha – Dia do Gaúcho

Nasci no Rio Grande do Sul em 06 de outubro de 1955. Portanto, sou gaúcho!
E para saber um pouco de História em torno da data, trago algumas informações extraídas do site calendarr.com, que traz as seguintes informações:

“20 de setembro, conhecido como o Dia do Gaúcho, é feriado no estado do Rio Grande do Sul. A data recorda o dia em que teve início a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, que teve início nessa data, em 1835.
Para o Brasil, marca a revolta civil mais longa da sua história, que durante cerca de 10 anos – conhecido como o Decênio Heroico (1835-1845) – teve como cenário o Rio Grande do Sul, sendo por isso a data mais importante do calendário desse estado.
Assim, o Dia do Gaúcho consiste numa homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha.
A data ganhou maior destaque e comemoração a partir do momento em que foi decretado feriado no Rio Grande do Sul, de acordo com o decreto estadual 36.180, de 18 de setembro de 1995.

O que foi a Revolução Farroupilha?
A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil, na qual os revoltosos queriam se separar do Império do Brasil. Recebeu este nome por conta dos farrapos que seus participantes vestiam. Após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas, a revolução chegou ao fim em 1º de maio de 1845.

Semana Farroupilha
O Dia do Gaúcho está incluído na Semana Farroupilha, uma celebração da cultura e das tradições gaúchas, que ocorre anualmente entre 14 e 20 de setembro, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
Tradicionalmente, durante o Dia do Gaúcho, são organizadas festas nos CTG’s (Centros de Tradição Gaúcha) que ressaltam os costumes típicos deste povo, como a culinária, vestimentas, danças e apresentações musicais”.
Os gaúchos se espalharam por todo o Brasil, levando seus costumes e tradições. Portanto, em boa parte do país se encontram churrascarias, CTGs, músicas, vestimentas, poesias, lá dos pampas, sem esquecer o “gauchês”, um linguajar especial do gaúcho.
Parabéns a todos os gaúchos, com votos das mais ricas bênçãos celestiais!

Carlos Trapp, pastor batista (OPBB/MS) e jornalista (DRT/MS, 928).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: