Pular para o conteúdo
11 de agosto de 2020 / carlostrapp

Esclarecimentos a respeito da Covid-19

Visando esclarecer determinados fatos, nem sempre colocados com clareza pela grande mídia, um grupo de pessoas, infra qualificados, resolveu vir a público, dar a sua parcela de contribuição, relacionados ao novo coronavírus, conhecido como Covid-19.

Desde o final do ano passado, com origem em Wuhan, na China, o vírus supracitado, tem se espalhado pelo mundo, fazendo as suas vítimas. Autoridades, infectologistas, imprensa e o povo em geral tem se preocupado com isso, sendo declarado como pandemia em 11 de março de 2020, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Infelizmente, em muitos setores o assunto foi politizado, dificultando um tratamento adequado para debelar o mal.

Mas em meio a esse caos que se instaurou, há autoridades e médicos, com bom senso, que adotaram remédios existentes, como a Ivermectina, como tratamento preventivo, além da Cloroquina, da Hidroxicloroquina como fármacos para serem usados no início do surgimento dos primeiros sintomas.

E isso o grupo quer destacar, ou seja, a existência desses remédios, bem como sua eficácia e, consequente, confiabilidade. Por isso, cada cidadão brasileiro, pode procurar o Posto de Saúde, ou seu médico, para que lhe sejam prescritos, pois só devem ser usados sob prescrição médica.

É necessário destacar que medidas como as que são adotadas por muitos prefeitos e governadores (fechamento do comércio, máscaras, etc), não detém o vírus; apenas protelam a resolução do problema. Por isso, até convém que os mais jovens e sadios se exponham ao vírus, para formar uma barreira imunológica, porém, zelando para que pessoas idosas, com comorbidades, tenham o devido cuidado, tomando, inclusive, os remédios supracitados, sob recomendação médica.

O nosso objetivo com a divulgação dessas informações é levar ao conhecimento da população, o caminho que se pode seguir, para que possamos nos ver livres dessa pandemia. Além disso, alertamos as pessoas para que não se deixem levar por setores da imprensa que tratam do assunto de modo tendencioso, até desaconselhando os remédios e os devidos tratamentos.

Aproveitamos para dizer que esse é um tempo para analisar a nossa conduta, a fim de optar, se ainda não o fizemos, de um estilo de vida salutar, com boa alimentação, exercícios físicos, exposição ao sol, evitando vícios, a preocupação e a ansiedade, tendo um “espírito firme” (Pv 18.14).

Ainda lembramos que esse não é momento para farmácias tirarem proveito da situação, majorando grandemente os preços dos remédios; é tempo de solidariedade. Também lembramos às autoridades que é possível cuidar da saúde e da economia, e assim esperamos que o façam.

Dirigimo-nos, em especial, às lideranças religiosas para que levem ao conhecimento, das pessoas que estão sob seus cuidados, o teor dessa Nota de Esclarecimento, pois visamos repassar boas informações, que lhes poderão ser muito úteis.

Por fim, declaramos que, além das informações dadas, devemos interceder por todas as autoridades, para que tratem com honestidade a questão, e não a politizem; que os cientistas sejam iluminados por Deus para que aprimorem os remédios existentes; que o povo se mantenha sereno, zeloso e confiante em Deus.

Campo Grande, 31 de julho de 2020

Dr. Luiz Ovando: Deputado Federal (PSL/MS), médico, clínico e cardiologista. Membro da Terceira Igreja Batista de Campo Grande, MS.

Dr. Marcelo Vilela: Médico Urologista com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia; Doutor em Medicina na Área de Urologia pela Unifesp, SP; Pós-Doctoral Fellow, pela UCSF-EUA, área de Urologia Pediátrica; Professor Adjunto de Medicina da UFMS; Atual Diretor da Famed/UFMS; Ex-Secretário de Saúde de Campo Grande, MS, 2017 e 2018, até março 2019. Membro da Primeira Igreja Batista de Campo Grande.

Carlos Trapp: pastor batista (OPBB/3650) e jornalista (DRT/MS, 928). Membro da Igreja Batista Nova Jerusalém, de Campo Grande, MS.

Sérgio Nogueira, pastor batista (OPBB/1156) e vereador (PSDB, Dourados, MS). Membro da Igreja Batista Boas Novas de Dourados, MS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: