Pular para o conteúdo
13 de maio de 2020 / carlostrapp

Deus preparou pessoas para a perdição?

O texto de Romanos 9 é um dos mais controversos da Bíblia. Algumas afirmações parecem mostrar um Deus demasiadamente humano, tratando as pessoas de acordo com seu capricho particular. O que quer dizer afirmações como: “Amei a Jacó, e odiei a Esaú” (v. 13), e: “Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer” (v. 18). Mas nenhum verso do capítulo é mais inquietante do que o 22b, no qual o apóstolo fala dos “vasos da ira, preparados para a perdição”. Será que Deus preparou pessoas para a perdição?
O espaço impede um tratamento cuidadoso do capítulo e, consequentemente, dos versículos mencionados. Por isso, vamos focar na última citação. A comparação com o verso seguinte é bastante elucidativa. Neste, Paulo fala de “vasos de misericórdia, que para a glória já dantes preparou”. A conjugação verbal exige o pronome “Ele” elíptico: “que para a glória [Ele, Deus] já dantes preparou”. Mas o verso anterior não diz por quem os vasos de ira foram preparados para a perdição. Isso somado ao fato de que o verbo, na língua grega, pode ser compreendido na voz média: “preparados por si mesmos para a perdição”.
O próprio contexto fortalece essa ideia: Por que Deus diria que “suportou com muita paciência os vasos da ira” (v. 22) se Ele mesmo os tinha preparado para a perdição?
Que sentido faria falar da grande paciência divina para com pecadores que o próprio Deus havia determinado que agissem contra a Sua vontade? Nenhuma.
Por isso, é evidente que o texto fala de pecadores que, através dos seus pecados, haviam se preparado para receber o juízo de Deus, e não de um Deus que arbitrariamente havia escolhido uma porção da humanidade para receber a condenação.

Thiago Titillo é pastor batista, professor e escritor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: