Pular para o conteúdo
20 de janeiro de 2019 / carlostrapp

Retrospectiva 2018

Estamos chegando no final do ano, e por isso vamos olhar para trás para ver algumas coisas interessantes que aconteceram em nosso País.
Como destaque precisamos citar as eleições.
O deputado federal, Jair Bolsonaro, que estava no PSC, procurou se filiar no Patriotas, mas, por fim, acabou se filiando ao Partido Social Liberal (PSL).
Lula (PT), preso, não conseguiu se candidatar, sendo que Fernando Haddad ficou em seu lugar.
Entre os diversos outros candidatos queremos destacar o Geraldo Alckmin, que conseguiu aglutinar diversos partidos políticos, obtendo, assim, um considerável espaço no rádio e na televisão, no horário de propaganda eleitoral gratuita.
Agora, o que é preciso dizer em relação ao Alckmin, é referente à campanha que desenvolveu, quando até estava razoavelmente bem colocado nas pesquisas eleitorais, começou a malhar, principalmente, o Bolsonaro, trazendo-lhe um efeito altamente negativo, pois acabou perdendo votos com isso. Enfim, como diz o ditado popular: “O feitiço virou contra o feiticeiro”.
Já Bolsonaro, com poucos segundos no rádio e na televisão, no horário eleitoral, conseguiu chegar ao Segundo Turno, usando, principalmente as redes sociais, disputando, com Haddad, do PT.
Vale acrescentar que Bolsonaro, no Primeiro Turno, sofreu um atentado, em Juiz de Fora, MG, tirando-o da campanha em termos de locomoção, sendo que, assim que foi possível, Bolsonaro usou as redes sociais, além da propaganda eleitoral no rádio e na TV.
Já o Segundo Turno, estava carregado de críticas, de ambos os lados, especialmente, do candidato do PT, sendo que, no embate, saiu vitorioso, Jair Bolsonaro, com mais de 57 milhões de votos.
Falando na eleição, precisamos destacar alguns deta-lhes, ou seja, o grande número de abstenções, significando um desinteresse generalizado pelas eleições, sendo que precisamos nos interessar pelos destinos de nossa nação, e isso se faz com participação, assistindo os programas eleitorais, conhecendo os candidatos, as suas propostas, o seu histórico, com o objetivo de obter subsídios para uma boa escolha.
Falando em escolha, queremos chamar a atenção também para aqueles que anularam o voto, ou votaram em branco.
Lembramos que os que se abstiveram, ou os que anularam o voto ou votaram em branco, deixaram as decisões nas mãos dos outros, não podendo, futuramente, se queixar de erros na campo da política, cujas ações afetam milhões de pessoas.
Falando em política, costumamos repetir que não é possível viver em sociedade sem governo, e que sendo assim, precisamos participar da sua elaboração, na escolha dos nossos representantes, de um modo bem criterioso.
Como decisões no campo da política nos afetam, vejam o recente aumento que os integrantes do Supremo Tribunal Federal decidiram em relação ao próprio salário e que foi sancionado pelo presidente Temer, que tem efeito cascata, ou seja, afeta o salário dos deputados fe-derais, senadores, deputados estaduais, vereadores, governadores, prefeitos.
O próprio Bolsonaro disse que “todos nós iríamos pagar esse rombo”.
Então, a sociedade civil precisa ser bem organizada e reagir diante dessas situações, que pode fazer muita diferença, começando pelo voto, prosseguindo com su-gestões, cobranças e a intercessão junto ao nosso Deus, que deve vir em primeiro lugar.
Ainda falando sobre o presidente eleito, Jair Bolsonaro, o mesmo já escolheu todos os seus ministros, o que é algo muito bom, pois assim já podem se inteirar dos respectivos ministérios e fazer planos para o futuro.
Acrescentamos que Bolsonaro foi diplomado no dia 10 de dezembro e tomará posse, se Deus quiser, no dia 01 de janeiro.
Já os eleitos de Mato Grosso do Sul, serão diplomados no dia 14 de dezembro.
Em Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja foi reeleito, tendo como vice, Murilo Zauith.
Queremos destacar também que, em nosso Estado, o PSL, partido de Bolsonaro, elegeu dois deputados fe-derais, uma senadora e dois deputados estaduais, fato que se credita ao apoio do presidente eleito, que receberam.
Entre os cinco, queremos destacar ao Dr. Luiz Ovando, que, após 20 anos conseguiu se eleger deputado federal, com mais de 50 mil votos. Persistiu até conseguir, também, ajudado, grandemente, pelo efeito Bolsonaro.
Mas vamos olhar um pouco mais para frente e ver que as comemorações em torno do nascimento de Jesus se aproximam.
Por todos os lados vemos situações caóticas, com corrupção, criminalidade, pobreza, engano, mentira, doenças, e assim por diante.
Por isso a vinda de Jesus a este mundo é de fundamental importância, pois nos dá esperança de perdão, de salvação, enfim, de um mundo melhor, e por fim, a vida eterna, de paz e harmonia, se crermos na sua graça, na sua Salvação.
Essa História da Salvação, ou o amor de Deus, está narrado na Bíblia. E falando em Bíblia, no domingo passado, dia 09, comemoramos o Dia da Bíblia, com destaque para a exposição de parte do acervo do Museu da Bíblia (MuBi), de Barueri, SP, que pertence à Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), que teve início no domingo passado, às 16h, no Armazém Cultural, que fica na Av. Calógeras, próximo à Feira Central.
Os acervos que estão sendo expostos são sobre os 500 anos da Reforma Protestante e a Bíblia, o livro da Espe-rança.
Essa programação continua até o dia 16, próximo domingo; nos dias 10, 11, das 16h às 22h. Nos dias 12 a 14, das 12 às 22h; no dia 15, das 10 às 22h; no dia 16, das 10 às 22h. Ore, divulgue, participe!
Bem, olhamos para o passado, destacando a cidadania e a nossa tarefa como cidadãos, mas também questões recentes e futuras.
Que Deus nos ajude a sermos bons membros de igreja e bons cidadãos!

Pr. Carlos Trapp

Nota: Publicado como Editorial no jornal Cidadão Evangélico de 2018

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: