Pular para o conteúdo
4 de dezembro de 2017 / carlostrapp

O legado da Reforma Protestante

No dia 31 de outubro, durante a Sessão da Câmara Municipal, fez uso da palavra, durante 10 minutos, o pastor Daniel Schneider, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, de Campo Grande, a convite do Vereador Veterinário Francisco.
Lembro que o pastor foi aparteado por diversos vereadores que teceram comentários destacando os benefícios que a Reforma Protestante trouxe à sociedade.
Publicamos aqui a mensagem proferida pela pastor, conforme segue:
“Excelentíssimos senhores e senhoras, lhes pergunto:
Qual o benefício, a importância da Reforma Evangélica Protestante para a sociedade?
Se nos atentarmos para os fatos da história, não apenas para o momento atual, encontraremos fortes evidencias de que esta teve um peso significativo para o progresso e desenvolvimento desta em diversos âmbitos: social, político, econômico, educacional e, sobretudo, nas bases sólidas dos princípios e valores cristãos a família e a toda a sociedade.
O cerne da Reforma foi à volta às Sagradas Escrituras, num entendimento aprofun-dado desta, a partir de seus originais e, na centralidade de Jesus Cristo. De que a salvação eterna não é alcançada através das obras, méritos humanos, por mais boas e religiosas que sejam! Ela está alicerçada na obra suprema de Jesus Cristo na cruz do calvário, que morreu por todos nós e ressuscitou ao terceiro dia, para nos dar a verdadeira esperança pós-morte. Portanto, cuja justiça humana, não pode comprar nem barganhar com Deus. Somente pela justiça satisfeita por Jesus Cristo, pelo seu sangue derramado podemos ser salvos.
Há que, todavia afirmar, Lutero não só redescobriu o Evangelho de Jesus Cristo, e abriu caminho para que todos tivessem acesso à Bíblia em sua língua materna. Ele trouxe um entendimento integral do ser humano e da vivência de sua fé cristã para dentro da sociedade. Sendo assim, teve implicações praticas e éticas no mundo.
Lutero entendeu que a fé cristã deve ser ativa no amor para com todos indistintamente. E que cada cristão deve ser um sacerdote de Deus servindo ao seu próximo na sociedade. Isto é, no seu entendimento, não se serve a Deus apenas na igreja, no monastério, convento, pelo contrário. Parafraseando Lutero: “Se queres realmente servir a Deus então se case, constitua família, seja bom cidadão, patrão ou empregado, honesto, justo e demonstre na vida que és cristão de verdade.”
Ele deu grande valor à educação, incentivando o ensino, a ciência, a arte, a música. Ele mesmo foi um exímio doutor em teologia ensinando nas cátedras de sua época.
Inclusive, no legado que a Reforma trouxe, ao lado da construção de igrejas, vieram as escolas, muito comum no meio do povo luterano protestante, reformados, advindos da imigração alemã em diversos lugares do Brasil.
Lutero entendia que não há uma separação entre a vida espiritual e cotidiana, Deus age tanto no reinado secular como no espiritual. Ele é o Senhor da história. Isto o fez valorizar e, sabiamente orientar que o Estado – com suas autoridades governamentais, civis, tem o papel de ser promotor da paz, da ordem, do direito e da cidadania. Todas as autoridades, por serem postas por Deus, devem ser respeitadas e obedecidas.
Conquanto, o façam com a consciência de que um dia terão de prestar contas de seus atos diante do supremo Juiz e Senhor Jesus Cristo.
Ademais, destaco que a Reforma Evangélica Luterana tem ainda uma grande e importante contribuição aos tempos hodiernos.
Segundo o filosofo e escritor Zygmunt Bauman, vivemos tempos líquidos, ou seja, onde tudo é regido pela sociedade de consumo e nada é feito para durar. Portanto, todos os sólidos, valores e princípios éticos, morais cristãos devem cair por terra, inclusive as instituições tradicionais, sobretudo a família e a igreja.
Urge conscientizar-nos que uma sociedade a-ética, a-moral não subsiste a si própria. A Reforma Protestante nos pode ajudar a não perdermos estes sólidos referenciais que permeiam e sustentam a vida e a ordem social.
Finalizo com o Salmo 33.12: “Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que ele escolheu para sua herança.”
Obrigado a todos.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: